Efeito Shedding no uso do Minoxidil

O efeito shedding (da palavra derramamento em inglês) provocada pelo minoxidil ou outros fármacos para tratamentos capilares pode ocorrer nos primeiros 2-3 meses de tratamento, contudo são fios que já estavam entrando em estágio inicial de queda (fase catágena), que iriam cair futuramente, todavia ocorre um adiantamento desta fase, deflagrando uma queda capilar franca contínua. Esta é uma queda perfeitamente esperada, já que o cabelo cai em mosaico, ou seja, caem alguns fios hoje, outros amanhã.

Quando o tratamento com o minoxidil provoca um impacto biológico em nível celular abrupto (reação que ocorre em algumas pessoas) , eles deixam de cair em mosaico para entrarem na fase final de queda ( fase telógena ) ” em bloco” ou seja, todos juntos, e este evento se estende por pelo menos um mês, provocando muita angústia num suposto início de tratamento já com uma queda instalada por qualquer causa (ver causas de queda de cabelo) , e um espanto ainda maior em pacientes sem queda que procuram o médico para um tratamento preventivo e no entanto, após o tratamento a queda de cabelo “piora”.  Este é o paradoxo do temido efeito shedding hair após uso do minoxidil ou simplesmente após o início do impacto de um tratamento capilar.

“O Efeito Shedding ocorre em aproximadamente 35% dos pacientes no início do tratamento com Minoxidil.”

Minoxidil é um medicamento com substâncias capazes de estimular a multiplicação celular. Ele age diretamente na mitocôndria, que produz o ATP, que resumindo seria a gasolina da célula, que fornece energia ao queratinócito pra formar a queratina (cimento que engrossa o cabelo internamente) e o melanócito, que produz a eumelanina ( pigmento que dá a cor negra aos cabelos) e a feomelanina (pigmento que dá as nuances de cabelos claros ou loiros).  Portanto ajuda no engrossamento dos fios ou redensificação capilar.

O eflúvio telógeno agudo ou shedding, que seria a queda anormal dos fios fármaco induzida tem prazo de início e de fim, não permanece por mais de dois meses, geralmente já regredindo nos primeiros 40 dias e iniciando após o final da primeira semana de uso do minoxidil.

Assim, o shedding é a renovação capilar esperada desses fios que caíram e também irão se adiantar em retornar . Os fios mais fortes virão logo em seguida. Os folículos voltarão mais densos, com o diâmetro e a massa capilar mais evidente. Portanto, se iniciar um tratamento capilar não se assuste com o temido efeito shedding!

Grande parte dos pacientes, por conta deste efeito, abandonam o tratamento tópico com o minoxidil, por falta de orientação ou por ficar muito impressionado com os primeiros momentos de queda, perdendo os fios no período que é normal ocorrer, e abandonando no período onde os fios iriam iniciar o processo de reversão da queda e engrossamento dos folículos.  Assim se privam dos benéficos resultados dessa droga consagrada por centenas de estudos científicos durante décadas, sendo uma das únicas drogas tópicas com estudos suficientes e com significância estatística, para provocar a replicação de células e agir na matriz germinativa do bulbo capilar.

Se o efeito shedding está ocorrendo é um sinal de que o tratamento realmente está fazendo efeito.  Caso o shedding se estenda por mais de 2 meses, ou você note irritação no couro cabeludo procure novamente seu médico para reavaliar sua queda de cabelos ou dermatite irritativa pelo uso de minoxidil.

Fonte: CMC – Centro de Medicina Capilar

Deixe um comentário